terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Deputados oficializam pedido para afastamento de Adail Pinheiro, prefeito acusado por crimes de pedofilia

O pedido de intervenção foi solicitado ao Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) que definirá até sexta-feira (24) se pedirá ou não ao governador Omar Aziz (PSD) que afaste Adail do cargo de prefeito do município de Coarí


O prefeito de Coari (AM), Adail Pinheiro, foi ouvido pela CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em agosto de 2013Os deputados estaduais José Ricardo (PT) e Luiz Castro (PPS) protocolizaram, na manhã desta terça-feira (21) o pedido de afastamento do prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP) da administração do município. O pedido de intervenção foi solicitado ao Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) que definirá até sexta-feira (24) se pedirá ou não ao governador Omar Aziz (PSD) que afaste Adail do cargo.
A intervenção do governador na administração municipal está prevista no artigo 128 da Constituição do Estado do Amazonas. Na lei, indica que caso seja comprovado que o prefeito feriu algum item da Constituição Federal, o governador pode afastá-lo do cargo até que seja definido o novo prefeito.
O documento entregue pelos parlamentares conta ainda com o apoio dos deputados estaduais Marcelo Ramos (PSB) e Chico Preto (PMN) que estão em viagem de férias. No documento, os parlamentares afirmam que há elementos suficientes comprovando que o prefeito de Coari feriu os direitos humanos de crianças e adolescentes do município.
Adail Pinheiro é investigado por um suposto envolvimento em uma rede de exploração sexual infantil no interior do Amazonas. Ontem a Secretaria Municipal de Coari informou, em nota, que o prefeito desmente qualquer informação de envolvimento dele com a suposta rede de exploração, e que Adail Pinheiro estava buscando, na Justiça, maneiras de responsabilizar pessoas que estão caluniando e difamando a honra dele.
O corregedor-geral do MPE, o procurador de Justiça José Roque Marques, informou que o órgão tem dado atenção especial ao município e que a representação dos deputados terá resposta imediata. “Coari para nós é uma preocupação constante e a representação dos parlamentares terá uma atenção do MPE-AM. Em três dias já teremos uma posição a respeito do assunto”,informou.
Adail Pinheiro responde a mais de 70 processos no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O órgão está sendo investigado esta semana pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre uma possível “blindagem” ao prefeito de Coari no Judiciário Amazonense. O presidente do TJAM, desembargador Ari Moutinho, disse ontem que não iria se pronunciar sobre o caso.
* Leia mais na edição impressa do jornal A CRÍTICA desta quarta-feira (22).
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário