segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Urubus - Quando 0,5% é maior que 99,5%

FOLHA DE SÃO PAULO - APAGÃO DE CREDIBILIDADE QUE NEM O LUZ PARA TODOS CONSEGUE ILUMINAR

A FOLHA FALHA, OU, FALHA, TEU NOME É FOLHA


Curiosa, para dizer o mínimo, a forma como o Jornal Folha de São Paulo tem de abordar certos temas. É o típico comportamento de quem acredita que o RABO PODE ABANAR O CACHORRO. Ao publicar matéria sobre os 10 anos do Programa Federal 'Luz Para Todos', o Jornal apresenta o seguinte título / chamada:


Programa federal faz 10 anos com 1,5 mi sem luz no Norte

Uma chamada com esta característica, passa de pronto a sensação de que o Programa, ao completar 10 anos, não atingiu, nem de longe, seus objetivos. O título induz o leitor a concluir que o citado Programa é um fracasso.

A MATÉRIA COMEÇA ASSIM


O programa federal Luz para Todos completa dez anos na segunda-feira (11) diante de um gargalo: levar postes e fios a áreas de difícil acesso na Amazônia, onde cerca de 360 mil famílias - ou 1,5 milhão de pessoas - esperam o fim da exclusão elétrica.

Entre esses sem luz na região Norte do país estão 162 mil famílias já identificadas pelo governo e que fazem parte da meta do programa fixada até dezembro de 2014.

Há outras 200 mil já conhecidas, mas que só poderão atendidas após a atual gestão da presidente Dilma Rousseff. Dessas, 130 mil estão no Pará e 60 mil no Amazonas.

PARA SÓ DEPOIS..., só depois, apresentar os números que mostram o quanto o LUZ PARA TODOS representa de avanço, sendo um PROGRAMA ( mais um Programa) VITORIOSO. 

VAMOS CONFERIR ?

O programa, criado em novembro de 2003 pelo então presidente Lula e que beneficiou 3 milhões de domicílios no país até hoje, já teve duas prorrogações.

Segundo o IBGE, apenas 0,5% dos domicílios do país não são cobertos por luz elétrica. A região Norte tem o pior índice:97,2%. Todas as outras regiões superam os 99%. No Sul e Sudeste, a cobertura chega a 99,9%.

"[O Norte] é a geografia mais complexa e dispendiosa. Os programas são mais caros pois há dificuldades naturais, além da taxa de crescimento [populacional] superior à média nacional", disse Henrique Ludovice, assessor para universalização de energia elétrica da Eletronorte.

O programa depara-se com áreas isoladas, falta de estradas, vias intransitáveis e dificuldade para se levar material através da floresta e ilhas.


Ou seja, a Folha, assim como O Globo, tem uma dificuldade imensa em publicar matéria que, mesmo de forma isenta / neutra, apresente como BEM SUCEDIDA qualquer iniciativa do Governo Federal, atual e anterior. 



Seria lógico, seria a ordem natural de TÍTULO e SUB TÍTULO, que os 3 MILHÕES de PONTOS DE ILUMINAÇÃO  alcançados pelo LUZ PARA PARA TODOS, nestes DEZ ANOS DE SUA EXISTÊNCIA, contribuíram para se chegar a uma cobertura de 99,5% dos domicílios brasileiros.

O Jornal, porém, coerente com sua conduta de desinformar e partidarização da notícia, prefere destacar os 0,5% que ainda não foram alcançados.

 

Folha, o urubu naval, diz que estes operários vão sofrer sem emprego. Parece?




CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário