terça-feira, 12 de novembro de 2013

Eleição de dirigentes fortalece apoiadores de Cid Gomes no PT



O Processo de Eleição Direta (PED) do PT deu a vitória de Elmano de Freitas na presidência do partido em Fortaleza e de Diassis Diniz no diretório do Ceará. A votação, que ocorreu no último domingo e teve apuração encerrada na noite de ontem, confirma saída do grupo da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, do comando da legenda e amplia espaço de corrente petista que defende aliança com Cid Gomes (Pros) em 2014.

Ao fechamento das urnas, Elmano alcançou 60,84% dos eleitores do PT fortalezense. Até o início da noite de ontem, Diassis Diniz somava 75% dos votos dos petistas em todo o Estado. Balanço oficial do PED será anunciado em coletiva de imprensa na sede do partido, às 9 horas de hoje. A posse dos novos dirigentes está marcada para 10 de dezembro.
Atual presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT), Diassis Diniz já assume com discurso de “descentralizar” comando do PT – em crítica velada à sua antecessora no cargo, Luizianne Lins. A vitória de Diassis devolve ainda domínio da Democracia Radical, grupo liderado pelo deputado federal José Guimarães, na presidência do PT do Ceará.
No bojo da disputa, implicações que definem os rumos do petismo em 2014. Enquanto grupo de Luizianne defende que o partido corte relações com Cid Gomes e lance candidatura própria ao Governo do Estado, corrente de Guimarães apoia indicação do governador em prol da reeleição de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Com ampla vitória do segundo grupo, opinião da ex-prefeita vira voz isolada no partido.


A nova cara do PT cearense

PT de Fortaleza
Presidente Eleito: Elmano de Freitas
Votação: 2.309 votos (60,84%), contra 726 de Acrísio Sena, 711 de Davi Barros e 49 de Zezé Moraes.

De quem é aliado: é integrante da corrente Democracia Socialista, grupo próximo da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e dos deputados Eudes Xavier e Antônio Carlos.

Como influencia 2014: Garante manutenção do partido na oposição ao prefeito Roberto Cláudio, vista como ameaçada na vitória de Davi Barros. Influência na Capital também ajuda a manter grupo da ex-prefeita com espaços no partido, mesmo que em menor grau.

PT do Ceará

Presidente eleito: Diassis Diniz

Votação*: 14.956, contra 3.554 de Guilherme Sampaio, 1.383 de José Maria Castro, 315 de Antônio Ibiapino e 194 de Eudes Baima.

De quem é aliado: é integrante da Democracia Radical, grupo liderado pelo deputado federal José Guimarães, e do deputado estadual Dedé Teixeira

Como influencia 2014: Domínio da corrente de Guimarães amplia força da tese de apoio irrestrito ao candidato indicado pelo governador Cid Gomes na eleição de 2014.

* Números da parcial até o início da noite de ontem.

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário