segunda-feira, 20 de maio de 2013


"Trabalhadores querem PLR justa"





Profissionais da Alcoa realizam protesto por Participação nos Lucros e Resultados não desigual.
Profissionais da Alcoa realizaram nesta quinta-feira à tarde protesto com objetivo de melhorar o valor de PLR (Participação de Lucros e Resultados) proposto pela empresa. A unidade fica na rua Felipe Camarão, em Santo André.
Uma das principais críticas do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá é que as metas estabelecidas pela empresa como critério para obtenção do benefício são inacessíveis.
As metas que ela coloca são impossíveis de serem atingidas. Nos últimos dez anos a Alcoa e a Novelis foram as únicas empresas que não pagaram PLR porque não foi atingida a meta , afirma o vice-presidente da entidade, José Braz da Silva, o Fofão.
A empresa tem cerca de 480 funcionários.
desigualdade /De acordo com o sindicato, parcela significativa dos trabalhadores não consegue alcançar as metas determinadas pela empresa para liberação de pagamento do PLR.
Outra crítica da entidade é a desigualdade de tratamento dos trabalhadores na hora do cálculo da Participação dos Lucros e Resultados. Se a empresa tem, por exemplo, US$ 1 milhão para dividir com os trabalhadores, atingindo as metas, deveria pegar esse bolo e dividir em fatias iguais , defende o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, João Braz da Silva.
A categoria promete não assinar acordo com a Alcoa se as atuais condições de pagamento da PLR forem mantidas.

MAIS
Empresa atua em 31 países
A Alcoa é uma empresa especializada na produção de alumínio e está presente em 31 países. Está no Brasil desde 1965, atuando na cadeia produtiva do metal, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados.
A empresa possui participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande, na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins.

61 mil funcionários tem a Alcoa no mundo.
Publicado em 17/05/2013 no Diário de S. Paulo Online. Por Tiago Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário