segunda-feira, 27 de maio de 2013



DESCASO OU MEDO DA 

JUSTIÇA ?

m
Comumente nós vimos diante de manifestações cujo o foco é o apelo para que a Justiça aconteça. Algumas passeatas, como aquelas dos grandes centros urbanos, chegam a ter milhares de pessoas. E assim, ganham visibilidade por meio de jornais e da televisão. Nesse ponto – quase sempre – o pedido é o mesmo: que a inércia do poder público em dar a prestação à sociedade seja vencida, e com isso, prevaleça o senso comum, o qual aquele que estava em débito com o Estado adimpliu com suas obrigações.
 Paradoxalmente, a sociedade brasileira vive o temor do ‘processo’. Palavra comum, mas capaz de causar arrepios desconcertantes em muitos. O processo deveria estar à disposição de todos como ferramenta para alcançar seus direitos e solucionar suas discordâncias com o próximo. Mas não. O brasileiro tem medo do processo, e isso, ao mesmo tempo que clama por Justiça!
 A principal causa do medo é de fácil explicação. Ou seja, o medo é criado substancialmente pela desinformação passada de geração a geração em nosso País. Como se tem notícia, quase ninguém teve contato com as bases do Direito nas escolas, nunca aprendemos sobre os Direitos Civis, a nossa Constituição Cidadã ou as regras básicas do Devido Processo Legal.
E isso precisa ser remediado o quanto antes. Pois, o Direito não nasceu para ser o Santo Graal dos seus operadores. E sim, para ser de amplo e irrestrito conhecimento. Nasceu para ser difundido, usado e defendido por todos na busca da sociedade que tanto sonhamos.
 E quanto ao descaso alegado nas passeatas? Pois bem, isso é fruto dos maus exemplos com os quais infelizmente nos acostumamos em 500 anos de história. Nesse sentido, a OAB e o Conselho Nacional de Justiça, por exemplo, vem de modo promissor punindo os maus profissionais. E mesmo que visto com desconfiança por muitos, tais atitudes tendem a continuar. Fazendo com que julgamentos como o do ‘Mensalão’ sejam cada vez mais a regra e não a exceção.
 E é por isso que, apesar de conflitantes, tais pensamentos possuem sua razão de ser. Todavia, com uma boa dose de ufanismo e esperança podemos acreditar que o vento está mudando. O trabalho - apesar de lento - está sendo feito. Por hora, resta-nos a torcida para que as passeatas continuem, afinal lutar nunca é demais. E que o medo se transforme em ideal, para que o Direito seja o caminho e a Justiça faça parte do nosso cotidiano.
O que acham disso? Comentem gente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário