quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ITAITINGA - CE: A CIDADE ONDE UM SEXTO DA POPULAÇÃO É FORMADA POR PRESIDIÁRIOS

População de Itaitinga acostumou-se a ter o complexo penitenciário como vizinho (FOTO: Tribuna do Ceará/ Wolney Batista)
População de Itaitinga acostumou-se a ter o complexo penitenciário
 como vizinho (FOTO: Tribuna do Ceará/ Wolney Batista)
Itaitinga conserva o clima de cidade pequena, mesmo localizada tão próxima de Fortaleza. A rotina pacata e a aparência interiorana começou a ser transformada no final da década de 1970, com a construção dos primeiros prédios penitenciários, às margens da BR- 116. Hoje, 46 anos depois, o complexo de segurança é formado por seis unidades, com 6.446 internos, de acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus).
O número se torna ainda mais expressivo se comparado a população total do município, que é de 37.705, segundo o levantamento de 2013 do anuário estatístico do Ceará, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Estratégica Econômica do Ceará (Ipece). Os presos correspondem a um sexto de todos os moradores do local.
A aposentada Lucy Ramos mora no Riachão, mesmo bairro onde estão localizados os presídios. A distância entre a casa que vive com o marido e o muro do complexo é menor que 1 quilômetro. “Medo faz, mas a gente não pode tirar a casa para ir para outro lugar”, responde ela com um sorriso tímido.
Moradora da localidade desde o nascimento, ela viu sua família povoar as casas vizinhas. Os filhos deixaram a residência dos pais e construiram seus lares próximo. Mesmo destino tiveram seus irmãos nas décadas anteriores. “Se alguém quiser invadir aqui, dou só um grito que todo mundo chega”, brinca com a convivência de fugas dos presídios.
Confira a matéria: http://goo.gl/390fWO
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário