Produção média mensal nas bacias de Santos e Campos atingiu recorde 2,4% acima da melhor marca anterior, de fevereiro
Divulgação Petrobras/ABr
São Paulo – Em março, a produção média mensal de petróleo dos campos localizados na província do pré-sal, nas bacias de Santos (SP) e Campos (RJ), atingiu recorde de 395 mil barris de óleo equivalente por dia, 2,4% acima da melhor marca da média anterior, registrada em fevereiro, de 385 mil, afirma a empresa, em nota divulgada hoje (2). Contribuiu para esse recorde a produção, iniciada em fevereiro, do primeiro poço interligado a uma boia de sustentação de riser – uma boia de sustentação de dutos – no campo de Sapinhoá, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. "Esse poço vem apresentando desempenho acima da média e mantém-se como o melhor poço produtor do país, com, aproximadamente, 36 mil barris por dia", diz o texto. O segundo poço a operar no sistema já foi interligado no início de abril e produz 31 mil barris por dia.
A Petrobras afirma que já foram concluídas as instalações de outras duas boias de sustentação de riser no campo e, ainda no primeiro semestre, será concluída a instalação da última.
"Tais instalações irão possibilitar a continuidade do crescimento da produção no pré-sal, com a interligação de sete novos poços produtores. Com isso, a capacidade máxima de produção e processamento será alcançada até o terceiro trimestre de 2014", explica a nota.
A empresa afirmou, ainda que, no curto prazo, começarão a produzir, no pós-sal da Bacia de Campos, as plataformas P- 62, no campo de Roncador, com capacidade de 180 mil barris por dia, na P-61, no campo de Papa-Terra, que será interligada à plataforma semissubmersível SS-88, que já está no Brasil.
"Com a entrada dessas unidades, a produção de petróleo terá crescimento sustentável durante 2014, de 7,5%, conforme previsto no Plano de Negócios e Gestão 2014-2018, podendo variar 1% para mais ou para menos ao longo do ano", garante a Petrobras.
A extração total de petróleo e gás natural no exterior, em março, foi de 219.586 barris de óleo equivalentes por dia, aumento de 6,2% em relação aos 206.712 produzidos no mês anterior.
A produção exclusiva de petróleo foi de 126.921 barris/dia, alta de 10,1% na comparação com fevereiro, mas uma queda em relação a um ano antes (147,9 mil barris/dia).
Com informações da Agência Reuters e da Petrobras
Nenhum comentário:
Postar um comentário