terça-feira, 13 de maio de 2014

ECONOMISTAS PREVEEM PREÇOS EM QUEDA E PIB EM EXPANSÃO

Correio do Brasil 

"Economistas de instituições financeiras reduziram a projeção para a inflação neste ano, que voltou a ficar abaixo do topo da meta do governo, mantendo ao mesmo tempo a perspectiva de manutenção da Selic em maio. De acordo com a pesquisa Focus do Banco Central (BC) divulgada nesta segunda-feira, a projeção para o IPCA neste ano foi reduzida em 0,11 ponto percentual, a 6,39%. A meta do governo é de 4,5% pelo IPCA, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

Em abril, o alívio nos preços de alimentos e transportes ajudou a inflação a desacelerar a alta a 0,67%, o que evitou uma aproximação ainda mais forte do teto da meta do governo. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo avançou 0,45% na primeira quadrissemana de maio, depois de encerrar abril com alta de 0,53%, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta segunda-feira.

Entretanto, a 6,28% em 12 meses, o IPCA permanece em níveis elevados e a pressão proveniente de serviços e preços de administrados, destacadamente da energia elétrica, mantém o sinal de alerta ligado. A projeção de alta dos preços administrados neste ano noFocus foi mantida em 5,00%. Mas o Top 5 de médio prazo, com as instituições que mais acertam as projeções, ainda vê o IPCA estourando o teto da meta este ano, a 6,69%, ainda que um pouco maior do que os 6,67% da semana anterior.

Para 2015, o Focus aponta expectativa de inflação de 6,00%, inalterado ante a pesquisa anterior, enquanto nos próximos 12 meses os economistas veem o indicador a 5,88%, 0,05 ponto percentual a menos.


CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário