quinta-feira, 22 de maio de 2014

ACIDENTE NO CE : JUSTIÇA INVESTIGARÁ AUTORES DE COMENTÁRIOS OFENSIVOS SOBRE ACIDENTE

Seis internautas que fizeram comentários discriminatórios contra nordestinos em matérias sobre acidente de ônibus terão sigilos quebrados
Seis internautas acusados de fazer comentários discriminatórios em matérias jornalísticas sobre o acidente com ônibus na BR-020, em Canindé, terão o sigilo telemático quebrado, conforme determinou ontem a Justiça Federal. O Ministério Público Federal (MPF) havia entrado com o pedido na última terça-feira, 20.  
A quebra do sigilo dos IPs dos computadores dos usuários foi pedida pelo procurador da República Edmac Lima Trigueiro, autor de procedimento criminal que apura a conduta dos internautas. Do início do último domingo, 18, até o fim da tarde de segunda-feira, 19, o MPF identificou e coletou dezenas de comentários com insultos a nordestinos em portais de notícias que veicularam o acidente.
O juiz federal João Batista Martins Prata Braga determinou que seis pessoas tivessem o sigilo telemático quebrado, pois “inexiste outro meio apto a identificar os responsáveis pelo evento, devendo ainda ser considerado o fato de muitos usuários utilizarem-se de inverídicos dados cadastrais”.
Comentários
Em portais de notícias nacionais, vários internautas comemoraram a morte das 18 pessoas e atribuíam o acidente à ineficácia dos cearenses. A tragédia, que aconteceu no quilômetro 303 da BR-020, em Canindé, ainda deixou 21 pessoas feridas, segundo boletim divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). 
O Ministério Público Federal não informou o conteúdo dos comentários, mas disse ter coletado “dezenas” de manifestações com insultos a nordestinos em portais que veicularam a notícia.
Edmac afirma que essa foi a primeira vitória para a apuração do caso e acesso à identidade dos acusados, que podem responder pelo crime de racismo.
Se condenados, cada um dos internautas pode pegar dois a cinco anos de prisão em regime fechado, por se tratar de crime inafiançável. “Considero isso um fato gravíssimo. Vamos nos empenhar para descobrir a autoria destes comentários e fazer estas pessoas responderem por seus atos”, declarou o procurador Edmac Lima Trigueiro ao O POVO.
VEJA OS COMENTÁRIOS ABAIXO, RETIRADO DO GOOGLE:
FONTE: O POVO
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário