“Caso o PT não tenha candidato próprio ao Governo nas eleições deste ano, o partido deveria apoiar a candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB)”. A declaração é do deputado federal Eudes Xavier(PT). O petista defende a aliança acrescentando que esse seria o caminho ideal para a legenda, uma vez que seguiria a aliança nacional entre o PT e o PMDB.
O parlamentar, que pertence ao bloco petista da minoria articulado pela ex-prefeita Luizianne Lins, fez questão de ressaltar que continua defendendo a candidatura própria do PT, justificando que o PMDB, Pros, PSB, PSDB e PR vão lutar para lançar candidato próprio. “Sei que pertenço ao bloco petista da minoria, mas continuo alertando que o nosso partido tem tamanho para entrar na disputa”, insiste.
O parlamentar lembra que a postulação peemedebista tem duas vagas para oferecer na composição da chapa majoritária: a vice-governadoria e a senatória. O PT, segundo ele, poderia escolher um desses dois cargos, até mesmo o Senado Federal, conforme decisão da executiva estadual. A indicação inclusive poderia ser do deputado federal José Guimarães, que já se articula para postular disputar o cargo.
Apesar de defender o apoio à candidatura do PMDB, Eudes garante que tentará convencer o PT a lançar candidato próprio. Segundo ressaltou, a questão está em aberto, justificando que a legenda tem até as convenções para discutir o assunto. “Defendo a candidatura própria, mas se não for possível, o PT deve marchar com o PMDB”, disse.
E MAIS
Na semana passada, a movimentação do PMDB para concretizar a candidatura de Eunício Oliveira levou os secretários peemedebistas a pedirem exoneração dos cargos no governo Cid Gomes (Pros), justificando que a legenda deixa a administração para que Eunício não se sinta constrangido ao negociar com partidos aliados e de oposição apoio à sua postulação ao Governo. Agora, a legenda trabalha em busca de aliados. (com informações de Tarcísio Colares)
Fonte: O Estado CE
CAMOCIM INFORMADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário