quarta-feira, 10 de julho de 2013

SERÁ MENTIRA OU SERÁ VERDADE ?

A questão dos Médicos

Tião Rocha no Facebook - NO TEMPO DA INDIFERENÇA (II): As Faculdades de Medicina têm que assumir o seu papel na formação dos médicos que temos hoje no sistema de saúde.
- 50% deles, ao se formar, se "acham deuses", e os outros 50 % "têm certeza que são".
- Infelizmente estes jovens são formados, na sua imensa maioria, para serem "tratadores de doenças", portanto, não conseguem trabalhar em lugar nenhum que não tiver um monte de aparelhos e remédios. A maioria pensa, quer e sonha trabalhar no "Sírio Libanês", SP. Eles são treinados para olhar para as "doenças", pouco importa o "doente". Em geral, o doente é conhecido como, "o próximo"...e a fila segue.
- Pena que nossas escolas de medicina desaprenderam formar "cuidadores da saúde", pessoas que se importam com a dor alheia, independente da existência ou não de equipamentos. A formação humanizada foi esquecida e substituida pela formação técnica e mecânica.
Enfim, as pessoas precisam ter saúde e ser cuidadas, mas as escolas de medicina e CFMs os órgãos querem para si o monopólio das "doenças" e a preservação da indiferença e do cinismo!

CAMOCIM INFORMADOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário