sexta-feira, 19 de julho de 2013

SAÚDE

Menos de 8% dos médicos inscritos são estrangeiros

Brasília. Menos de 8% dos inscritos no edital do programa "Mais Médicos" são estrangeiros, aponta balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. Do total de 11.701 inscritos - entre formados no exterior e no Brasil -, 10.786 são brasileiros (92,18%) e 915 estrangeiros. No total, estão sendo oferecidas 10,4 mil vagas.

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) divulgou ontem balanço do programa Mais Médicos FOTO: AGÊNCIA BRASIL

O ministério pretende pagar salários de R$ 10 mil e colocá-los onde há vagas sobrando. As prioridades são cidades do interior - hoje 700 municípios não possuem nenhum médico - e as periferias das grandes cidades.

O balanço da primeira semana mostra que houve mais interesse por parte de médicos brasileiros formados no exterior do que pelos estrangeiros. As inscrições vão até a próxima semana. Os números registram só pré-inscrições. Para que o processo seja finalizado o candidato tem de apresentar uma série de documentos, disse o ministro Alexandre Padilha (Saúde).

O ministério está fazendo um "pente-fino" entre inscritos, para se certificar de que há real interesse do médico e de que não se trata do boicote anunciado nas redes sociais. "A ideia destes grupos seria gerar um alto número de inscrições formais e, posteriormente, provocar uma desistência em massa, prejudicando os reais interessados na participação da iniciativa", diz a pasta em nota. O Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da assessoria, disse desconhecer qualquer movimentação contra o Mais Médicos. 

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário