sábado, 27 de julho de 2013

Negócios


PETRÓLEO

Arrecadação de royalties bate recorde no 1º semestre no CE


Do total recebido, R$ 7,7 milhões foram para os cofres do Estado e o restante para os municípios cearenses
Com um acréscimo de 4% na arrecadação de royalties de petróleo no primeiro semestre deste ano, o Ceará superou o recorde alcançado no ano passado, na série histórica para os seis primeiros meses do ano. No acumulado de janeiro a junho últimos, o Estado e os 80 municípios cearenses beneficiados somaram recursos de R$ 35,62 milhões.

A exploração em mar, no Ceará, ocorre em quatro campos, no litoral de Paracuru
Foto: Thiago Gaspar


O crescimento, ainda que não tão expressivo, deu-se em cima de uma base já elevada para a média cearense, já que, no primeiro semestre de 2012, o Estado alcançou um aumento de 30,5%, no volume de recursos, em relação ao mesmo período de 2011.

Até o ano passado, o Estado registrava o menor volume de royalties entre os estados beneficiados. Hoje supera Maranhão e Paraná, que só passaram a receber estas compensações este ano. Atualmente, 11 estados da federação recebem royalties, sendo o Rio de Janeiro o principal contemplado.

Os royalties são compensações financeiras pagas pelas empresas que produzem petróleo e gás natural em território brasileiro. No caso do Ceará, somente a Petrobras realiza esses repasses.

DIÁRIO DO NORDESTE 

CAMOCIM INFORMADOS 

2 comentários:

  1. MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA A TENTATIVA DE DEMISSÃO DA DIRETORA DO SINDICATO DOS SAPATEIROS DO ESTADO DO CEARÁ, LILIAN ARAUJO

    À
    Todos os sindicatos filiados a Central Única dos Trabalhadores - CUT

    Companheiras (os),

    Na cidade de Camocim no estado do Ceará, a dirigente do nosso sindicato, companheira Lilian, está sofrendo um ataque da empresa da qual ela é funcionária, a Indústria DEMOCRATA CALÇADOS, através de uma tentativa de demissão da companheira.

    Lilian é reconhecida por sua luta em defesa dos(as) trabalhadores(as) e por isso está sendo perseguida. Há neste momento uma campanha sendo desenvolvida em defesa da companheira e precisamos urgentemente tomar parte nela.

    Sendo assim, solicitamos que sejam enviadas moções aos endereços relacionados. Segue texto que pode servir de modelo para o envio das moções.

    http://www.democrata.com.br/
    https://www.facebook.com/democratacalcados
    http://www.democrata.com.br/contato


    Moção de Repúdio contra a Demissão da Sindicalista Lilian Araujo.
    A indústria DEMOCRATA CALÇADOS, localizada na cidade de Camocim-CE, prepara mais um novo ataque contra a organização dos(as) trabalhadores(as) e suas lideranças no município. Desta vez, o objetivo é demitir, de forma ilegal, a dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados do Estado do Ceará, companheira Lilian Araujo. Para isso, a empresa DEMOCRATA vem usando argumentos forjados com intenção de perseguir quem organiza a luta dos trabalhadores.

    Com o objetivo de perseguir uma dirigente sindical, a administração da empresa tenta forjar uma situação que não existe e que acima de tudo é ilegal, no caso, a demissão da dirigente deste sindicato, Lilian Araujo. Há 06 anos, a companheira Lilian possui um vínculo de trabalho com a empresa DEMOCRATA na cidade de Camocim, ocupando a função de Auxiliar Administrativo sem que, nesse período de trabalho, tenha tido qualquer reclamação, advertência ou punição na empresa, provando que não existe qualquer irregularidade contra ela. Isso mostra claramente que a companheira desenvolvia seu trabalho de forma bastante profissional e competente.

    Em face desta clara perseguição política e do brutal ataque ao direito de luta dos(as) trabalhadores(as), repudiamos completamente a medida tomada pela administração da empresa de calçados DEMOCRATA que visa demitir a sindicalista Lilian e ameaçar a organização sindical dos(as) trabalhadores(as). Exigimos o retorno imediato da companheira a seu local de trabalho e a suas funções.

    A Demissão de Lilian representa ataque a todos(as) trabalhadores(as) da indústria de calçados da cidade de Camocim e do estado do Ceará.

    A forma como a administração da empresa DEMOCRATA trata seus(as) funcionários(as) é bastante conhecida por todos(as). É uma administração autoritária, que adota o método da perseguição para tentar “domar” os(as) trabalhadores(as) através do medo.

    O Sindicato dos Sapateiros não se curvou e não se curvará diante destas ameaças e irá encarar os ataques da DEMOCRATA mobilizando a categoria e todos(as) trabalhadores(as) organizados(as) para lutar pelos seus direitos.
    A demissão de Lilian é um ataque ao direto de todos(as) sindicalistas e um recado claro a todos aqueles e aquelas que não aceitam serem tratados como escravos dentro da empresa. A direção do Sindicato dos Sapateiros do Estado do Ceará chama todos a resistir e não aceitar o ataque direto ao sindicato e a organização dos trabalhadores e trabalhadoras. A Constituição Brasileira em sem artigo 8º garante a livre associação sindical e em seu parágrafo VIII afirma ser “vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito ainda que suplente, até um ano após o final do mandato.”
    Portanto, vamos exigir o arquivamento da demissão “ilegal” contra a companheira Lilian e o respeito ao direito de organização sindical.

    ResponderExcluir
  2. OS VÂNDALOS E A DESTRUIÇÃO DE ROMA.
    Os vândalos

    O que é realmente o vandalismo? O sentimento e a força exaltada da população nas ruas reivindicando pelos seus direitos ou o civilizado espólio do trabalho, dos impostos e da vida humana praticado pelos governantes e pelas elites do alto dos seus áureos palacetes em nosso país?
    Vandalismo é o que o governo faz com o seu povo nos transportes públicos abarrotados de trabalhadore/as e estudantes da classe média baixa e dos pobres desse país, nos hospitais onde os doentes morrem nas filas a espera de um leito, nas escolas e nas universidades sucateadas e com professores mal remunerados! No alimento encarecido para um povo que em sua maioria vive de um misero salário enquanto os nossos melhores produtos são vendidos para o exterior! É a casta por detrás do legislativo, do executivo e do judiciário, as três instâncias maiores do poder que deveriam servir ao seu povo, mas, que se vendeu a uma pequena classe abastada que fomenta a ruína em nosso país! Isso senhore/as é que é vandalismo. Vandalismo não é depredar o bem do povo, como julga a nossa vã imprensa, pois esse nunca lhe pertenceu, nunca passou de peças mortas e objetos sem sentido!
    Mas a verdadeira luta, ainda nem começou, pois ainda não se operou nenhuma mudança política e social em nosso país! Esse, sim! Senhore/as é o real objetivo das suplicas, dos gritos, da luta e da revolta das ruas! Isso é o que clamam as mente e os corpo em meio as bombas de gás lacrimogêneo e os tiros da opressão gerida por um Estado que não nós representa! Que se acomodou junto ao saque de uma minoria que dirigem os bancos, as empresas e os serviços desse país!
    Os ganhos ainda são poucos e muito pontuais em meio a demanda de todo um país que se cansou dos grilhões! Não nós esqueçamos que os verdadeiros e gloriosos Vândalos só depuseram Roma após destruí-la por completo…

    http://www.comunidadeencena.org/

    ResponderExcluir