segunda-feira, 8 de julho de 2013

Saúde

O direito à saúde mental no Brasil

A saúde mental é a mais importante nesse conceito.

O Brasil a trata muito mal. Não há um projeto nacional que ampare a higidez mental. Começamos sempre pela curativa, quando muitas vezes não tem mais solução. Cito os dependentes químicos do crack, que muito raramente largam o vício. Vão consumindo, até que a morte os separa.

Uma política de saúde mental deve começar pela infância e deve acompanhar o cidadão até a idade avançada. Jamais o Brasil teve uma política de saúde mental. A única e ideológica solução foi acabar com os manicômios públicos. Agora nós temos os privados, em piores condições do que os públicos.

No Brasil há milhares de empresas privadas, que exploram como negócio a saúde mental. O Estado está omisso, ao invés de assumir esse ônus e oferecer um tratamento humanizado. E parece que não tem nenhuma intenção de dizer presente. 

A lei 10.216/2001 tem quase doze anos. A lei estadual 9.716/1992 já tem mais de vinte. As verdadeiras reformas não foram implementadas. O objetivo de extinguir os hospitais psiquiátricos está chegando perto.

Quando o poder público vai ter uma política pública séria para a saúde mental?

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário