quinta-feira, 5 de junho de 2014

QUIXADÁ: 25 DENUNCIADOS POR FRAUDES EM CONTRATOS QUE PASSAM DE R$ 15 MILHÕES

Entre os réus estão a primeira dama da cidade, Juvenina Calixto, o vice prefeito, Antonio Welinton Xavier, um irmão do atual prefeito João da Sapataria, e uma sobrinha dele

Após investigação que durou cerca de um ano, o Ministério Público concluiu a Operação Miragem, que levantou informações sobre o desvio de recursos públicos no município de Quixadá. Uma ação penal foi aberta no início dessa semana, em que 25 pessoas são denunciadas por crimes de corrupção.
Entre os réus, estão a primeira-dama da cidade, Juvenina Calixto, o vice-prefeito, Antônio Wellington Xavier, um irmão do atual prefeito João da Sapataria, e uma sobrinha dele. Todos ocupavam cargos de gestores na prefeitura. Entre os denunciados, 16 são secretários municipais.
Advogados que atuavam na Procuradoria do município e empresários também foram denunciados. No total, nove contratos, que somam quase R$ 16 milhões, podem ter sido fraudados. Durante a investigação, que apurou fatos ocorridos em 2013, os promotores de Justiça concluíram que documentos foram falsificados para dificultar o trabalho do Ministério Público.
Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, o promotor de Justiça André Clark anunciou que, ao receber a denúncia, Justiça já determinou algumas medidas cautelares. Enquanto durar o processo, todas as 25 pessoas terão seus bens bloqueados, não poderão exercer cargo público e ficam impedidos de entrar nos prédios da Prefeitura. As acusações contra elas são de crimes de fraude em licitação, falsidade ideológica, fraude processual e formação de quadrilha.
Nem todos os crimes foram cometidos por todos os denunciados. “Algumas pessoas respondem por apenas um desses crimes, e outras respondem por terem cometido todos deles, mais de uma vez”, esclareceu o promotor de Justiça.
FONTE: TRIBUNA DO CEARÁ.
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário