Os aposentados e os pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até o dia 30 deste mês para fazer a comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária. Quem não fizer o procedimento terá o benefício suspenso.
Dos 32 milhões de beneficiários do INSS, mais de 29 milhões já realizaram a renovação de senha/fé de vida.
A prova de vida é obrigatória para todos os beneficiários do INSS e deve ser feita anualmente. O objetivo INSS é evitar fraudes.
O beneficiário precisa apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros). Após a atualização de todas as informações, o aposentado ou pensionista recebe uma nova senha.
A comprovação de vida deve ser realizada diretamente no banco em que o segurado recebe o dinheiro do benefício. Se o correntista tiver uma conta corrente nessa mesma instituição, poderá realizar o procedimento nos canais eletrônicos, como os caixas eletrônicos, no internet banking e até mesmo por biometria nos terminais de autoatendimento, caso a instituição financeira ofereça esse serviço. Quem não puder ir até às agências bancárias, por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, pode recorrer a um procurador devidamente cadastrado no INSS.
Os segurados que residem no exterior também podem renovar a senha por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.
CAMOCIM INFORMADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário