Trabalhadores da CTC realizam protesto na Câmara Municipal
Dezenas de funcionários da Companhia de Transporte Público de Fortaleza (CTC)estão na Câmara Municipal na manhã desta terça-feira, 13, participando de um protesto contra a precarização e o possível fechamento da empresa.
Algumas crianças com fardas de escolas municipais também participam da manifestação. Ao todo, entre funcionários e demais pessoas, cerca de 100 manifestantes participam do protesto, que começou do lado de fora e depois os continuou nas galerias da Câmara.
De acordo com George Bandeira, membro da CTC, a empresa estava sobrevivendo nos últimos anos devido ao contrato que mantinha com a Secretaria Municipal de Educação (SME) referente ao transporte de estudantes da rede municipal.
Segundo ele, para renovar o contrato, a CTC precisava de certidões que atestassem que a empresa estava em dias com suas obrigações. No entanto, segundo ele, a companhia acumulou dívidas nos últimos anos e por isso não conseguiu obter as certidões negativas, o que resultou no rompimento do contrato com a SME.
Ainda de acordo com Bandeira, houve uma proposta para que todos os funcionários da CTC fossem demitidos e recebessem os direitos trabalhistas parcelados em seis meses, com a promessa de contratação posterior a esse período, por uma empresa terceirizada que passaria a fazer o transporte dos alunos da rede municipal.
Entre as reivindicações, os trabalhadores pedem que seja feita uma “demissão justa” e que os direitos trabalhistas sejam pagos de uma só vez. Nesta quarta-feira, 14, representantes dos trabalhadores devem participar de uma reunião, às 16 horas, na Procuradoria Regional do Trabalho.
Com informações da repórter Jéssica Welma
FONTE: JORNAL O POVO
CAMOCIM INFORMADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário