quinta-feira, 29 de agosto de 2013

"Vaca sagrada"

O dia que mais de 500 pessoas morreram por causa de uma "vaca sagrada".



Mais de 500 passageiros morreram quando o trem em que viajavam mergulhou no rio Bagmati, Índia, em 6 de junho de 1981. Esse acidente ferroviário – o pior da Índia em todos os tempos – foi causado por um engenheiro que tentou evitar o atropelamento de uma vaca - animal considerado sagrado pela cultura hindú.

A composição de oito vagões, tomada por aproximadamente mil passageiros, trafegava pelo estado de Bihar (nordeste do país) cerca de 400 quilômetros de Calcutá. Fora, o vento das monções se abatia sobre a região. Chuvas extremamente pesadas faziam os rios transbordarem, tornando as vias férreas escorregadias. 

Assim que o trem se aproximou da ponte sobre o rio Bagmati, uma vaca cruzava a via férrea. Na tentativa de salvar o animal, o maquinista freou violentamente a composição. Os vagões deslizaram sobre os trilhos úmidos e os sete últimos descarrilaram e mergulharam no rio. Com o rio muito acima dos níveis normais, os vagões afundaram em suas águas barrentas.

A ajuda do resgate estava horas distante e, quando chegou, cerca de 600 pessoas já tinham perdido suas vidas. Depois de buscas que levaram dias, 286 corpos puderam ser recuperados, no entanto mais de 300 passageiros jamais foram encontrados. A estimativa mais próxima da realidade é que perto de 600 viajantes morreram devido a decisão do engenheiro.

Todavia, existem relatos conflitantes e por vezes confusos do acidente. O Ministério do Desenvolvimento Rural para a região confirmou que o trem descarrilou depois de uma brusca freagem. Um relatório paralelo conferiu-lhe credibilidade, aduzindo que o trem foi brecado porque havia uma vaca sobre a linha férrea.


Via: Opera mundi

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário