quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Juntos são mais Fortes


A DEMOCRACIA EXIGE RESPEITO DA 

DEMOCRATA


Diretores do Sindicato dos Sapateiros, com o apoio de militantes e sindicalistas da CUT, estiveram presente ao ato realizado em frente à fábrica de calçados DEMOCRATA NORDESTE.

Com o objetivo de protestar contra a forma de tratamento dado pela empresa DEMOCRATA a seus funcionários, diretores do Sindicato dos Sapateiros do Estado do Ceará com apoio de outras entidades de classe e da Central Única dos Trabalhadores – CUT, realizaram uma manifestação em frente aos portões da fábrica DEMOCRATA CALÇADOS da cidade de Camocim. 

O objetivo da manifestação foi protestar contra os baixos salários, o assédio moral sofrido por trabalhadores e trabalhadoras no seu local de trabalho, o atraso no fechamento do acordo coletivo que deveria ter sido feito no mês de abril (até esse momento a empresa não se pronunciou a respeito do assunto), a falta de um local adequado para que os/as profissionais possam fazer suas refeições de forma tranquila  pelo não pagamento das horas extras e várias outras irregularidades existente naquela empresa.

Apesar da Policia Militar ter sido acionada pelo proprietário da fábrica com o objetivo pressionar os/as dirigentes que se encontravam no portão principal da empresa. O evento ocorreu sem qualquer complicação.

“O sindicato está aqui para lutar pelos direitos dos trabalhadores e não vai aceitar que os patrões queiram nos intimidar com a presença da força policial. 
Não somos marginais, somos trabalhadores da mesma forma que os militares. 
Eles são tão explorados quanto nós.” Comentou Paulo Juarez, coordenador do sindicato dos sapateiros.
Outro ponto que foi bastante destacado foi a demissão irregular da dirigente do sindicato e funcionária daquela empresa, Lilian Araújo. 
Para os representantes da entidade de classe, a demissão foi uma forma de afastar qualquer pessoa que não concorde com a forma como a empresa trata seus auxiliares e com a organização dos trabalhadores no local de trabalho.

Com os carros de som estacionados em frente à empresa e os dirigentes fazendo discursos de apoio a Lilian, ao mesmo tempo protestando contra as ações da empresa, os trabalhadores da DEMOCRATA ficaram no pátio da fábrica, atentos as diversas falas dos sindicalistas. 
Após o ato, todos os sindicalistas saíram pelas ruas da cidade de Camocim esclarecendo para a população local o motivo daquela manifestação, que ao final foi considerada como positiva por todos.
Segundo o diretor do sindicato, seu Antonio, “O próximo passo agora é parar a empresa, caso ela não mude sua postura em relação a seus funcionários. Não podemos ficar esperando a boa vontade do dono da DEMOCRATA, ele não tem respeito por ninguém, só está interessado nos lucros. Se depender deles o trabalhador morre em cima da máquina.” 

Ao final, todos os dirigentes avaliaram a manifestação como algo positivo. “A empresa e os trabalhadores nunca tinham presenciado algo parecido e isso é muito importante. A partir de agora todos irão questionar o comportamento das chefias e a forma como a empresa se relaciona com seus funcionários. Eles/as não irão mais aceitar as coisas calados/as. A empresa irá ficar esperta, pois a qualquer hora os trabalhadores/as poderão parar.” Marcos Sales.

VEJA IMAGENS:



postado por Franzé de Sousa
CAMOCIM INFORMADOS

Um comentário:

  1. É realmente foi um ato muito bom, onde pudemos mostrar para a empresa que não pode ser do jeito dela, ou seja, que ela não pode tudo, mais repercutiu muito bem dentro da empresa e os trabalhadores ficaram muito satisfeitos com a manifestação, porem nunca havia acontecido manifestação assim na democrata de Camocim.

    ResponderExcluir