sexta-feira, 14 de junho de 2013

PM do Ceará mais do que dobra efetivo nas Confederações e pede discrição aos turistas

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará anunciou nesta quinta-feira o aumento do efetivo de policiais militares para a Copa das Confederações. A capital Fortaleza (CE) sediará três jogos: Brasil x México, dia 19, Nigéria x Espanha, dia 26, e uma semifinal, no dia 27, todos eles no Castelão.
Se em dia de Clássico-Rei (Fortaleza x Ceará) até 800 homens realizam o patrulhamento da cidade, este número subirá para 2,2 mil nas datas das partidas do torneio de seleções, anunciou o Coronel Werisleik Matias.
Além das redondezas do estádio, este número também comtempla os diversos pontos turísticos espalhados pelo município e ainda pode ser reforçado pelas Forças Armadas em caso de emergência.
- No Clássico-Rei aqui nós normalmente utilizamos uma média de 600 a 800 policiais. Agora nós vamos ter um aporte maior pelo próprio enredo do evento. O efetivo da Polícia Militar tem uma média de 15 mil homens, e 10% deste número é contemplado com férias por mês. Consequentemente nós sustamos essas férias dos policiais e estamos tirando toda a atividade administrativa da corporação para ser empregada no evento. Então em dia de jogo nós vamos ter uma média de 2,2 mil policiais militares trabalhando em todas as áreas de interesse operacional - explicou Matias ao LANCE!Net, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.
De acordo com o Coronel Marcos Bezerra, secretário de segurança pública do estado, algumas medidas adotadas para o torneio poderão ser aplicadas futuramente nos dias comuns no município.
- Tempos extraordinários requerem medidas extraordinárias. Da mesma forma que elaboramos planos especiais para o período de Carnaval, Semana Santa e Ano Novo, fizemos o mesmo para a Copa das Confederações. Mas uma parte das atitudes que estão sendo tomadas agora poderão continuar a serem implementadas depois do evento. Nós só não podemos sustar de forma definitiva férias de policiais. Nós estamos formando 1.150 policiais na Academia Estadual de Segurança Pública, depois serão formados mais mil. Esses policiais talvez podem compor de forma efetiva e permanente o nosso efetivo - ressaltou.
Uma das recomendações feitas pela PM do estado é que os torcedores não exibam muitos objetos de valor no caminho e nas cercanias do Castelão.- O que orientamos normalmente o nosso turista e ao brasileiro em si, em qualquer estado da federação, é evitar ostentar cordões de ouro, relógios preciosos. Leve a carteira, a documentação, mas é bom evitar esse tipo de enredo que chama a atenção do delinquente - salientou o Coronel Matias.

FONTE:O POVO 
CAMOCIM INFORMADOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário