terça-feira, 4 de junho de 2013

O Globo: "Salário mínimo no Brasil é elogiado"


A OIT elogiou o Brasil pelas políticas de valorização de salário mínimo e o programa Bolsa Família, citados como instrumentos para a redução da pobreza. No relatório divulgado , ontem, a entidade destacou a importância de um sistema amplo de cobertura do salário mínimo e de uma política adequada de reajuste do piso salarial como parte dos esforços para ampliar a proteção social. A OIT cita que, num cenário de crise externa, os ganhos do salário mínimo ajudam a estimular a demanda doméstica.
"No Brasil, um salário mínimo mais forte e o Bolsa Família são duas das mais citadas medidas para explicar a redução da pobreza, que estimulou o motor da economia do pais", diz trecho do relatório. Entre 2003 e 2013, o ganho real do salário mínimo no Brasil foi de 70,49%, segundo dados do Dieese.
A OIT destacou, ainda, que o aumento do salário mínimo no Brasil se traduziu em ganhos para os grupos de renda média.

OIT destaca política brasileira de valorização do salário mínimo

Política do governo brasileiro é elogiada no Panorama Laboral da Organização Internacional do Trabalho.

O Brasil adotou, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma política de valorização do salário mínimo que acabou virando lei, em 2011, durante o governo da presidenta Dilma Rousseff.

A política foi fruto de um acordo entre sindicalistas, empresários e o governo. A base de cálculo para o salário é a inflação do período anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores. No Brasil, o salário mínimo tem abrangência nacional e, legalmente, nenhum trabalhador pode receber um subsídio menor.


Publicado em 04/06/2013 no O Globo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário