sexta-feira, 19 de setembro de 2014

MAIS SOBRE O BANCO CENTRAL INDEPENDENTE DA MARINA

Assim que a candidata Marina Silva lançou seu programa de Governo, eu escrevi aqui neste mesmo jornal o artigo “O verdadeiro sentido do Banco Central independente da Marina” (http://jornalggn.com.br/fora-pauta/o-verdadeiro-sentido-do-banco-central...). Nem imaginava que o tema esquentaria tanto e que se tornaria um dos principais divisores de água entre as candidaturas de Dilma e Marina.
O artigo recebeu muitos comentários, favoráveis e críticos, como convém ao bom debate. Pelo valor que a discussão tem apresentado, e como retorno aos comentários recebidos, resolvi escrever esta continuação, para esclarecer questões que não deixei claras anteriormente, e também para responder a algumas críticas recebidas.
Inicialmente, gostaria de justificar porque usei o termo “independência” e não “autonomia operacional” do Banco Central, termo que seria mais correto segundo alguns comentários.
Primeiro, usei o termo “independência” porque considero o termo “autonomia operacional” uma espécie de cortina de fumaça economicista, que visa dar uma conotação técnica para uma questão que é eminentemente política, que envolve governança pública, interesses públicos e privados e relações de poder.
Sei que os economistas mais ortodoxos me criticariam por isto, conheço o preço a pagar por politizar a questão. Mas eu certamente não encaro a ciência econômica como estes, que provavelmente a vejam como uma ciência positivista, incremental, acertiva, fazedora de leis universais sobre o funcionamento da economia, produtora simbólica de verdades. 

MATÉRIA COMPLETA NO LINK: http://saraiva13.blogspot.com.br/2014/09/mais-sobre-o-banco-central-independente.html
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário