sábado, 20 de setembro de 2014

CEARÁ “SANGUESSUGA”: JUSTIÇA FEDERAL CONDENA JOSÉ AIRTON POR IMPROBABILIDADE ADMINISTRATIVA

A Justiça Federal no Ceará condenou pela prática de improbidade administrativa o deputado federal José Airton Cirilo (PT) e seus assessores parlamentares Raimundo Lacerda Filho e José Caubi Diniz Júnior, além da ex-prefeita de Fortim, Maria da Conceição Chianca de Souza, e o presidente da comissão de licitação municipal de Fortim, Luís Carlos Costa.
A decisão é do juiz federal Ciro Benigno Porto, que atua na 15ª Vara da Justiça Federal, na subseção de Limoeiro do Norte. O magistrado condenou os réus à perda de função pública, perda de bens, ressarcimento aos cofres públicos, pagamento de multa e suspensão dos direitos políticos.
Denúncia
Segundo denúncia do Ministério Público Federal, o petista teria exigido dos empresários Darci Vedoin e Luiz Antônio Vedoin a comissão de 15% (quinze por cento) para si e para seus então assessores parlamentares Raimundo Lacerda Filho e José Caubi Diniz Júnior. Teriam, ainda, intercedido junto ao então ministro da Saúde, Humberto Costa, para promover a liberação de verba de R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais) do orçamento dotado àquela Pasta, dos quais R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) seriam destinados a municípios do Estado do Ceará. Esse valor direcionado a este Estado teria sido pago às empresas do Grupo Vedoin, vencedoras de processos fraudulentos de licitações.
Máfia das Ambulâncias
Os réus integraram o esquema fraudulento conhecido como “Máfia das Ambulâncias”, organizado nacionalmente pelos empresários Luiz Antônio Vedoin e Darci Vedoin para desviar verbas do orçamento da União, dotadas ao Ministério da Saúde, mediante a venda superfaturada de ambulâncias e equipamentos hospitalares. O esquema foi descoberto a partir de investigação conjunta pelo Ministério Público Federal, Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Receita Federal do Brasil, mediante operação deflagrada sob o título de “Operação Sanguessuga”, sendo posteriormente objeto de investigação por Comissão Parlamentar Mista de Inquérito instaurada no Congresso Nacional.


CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário