Agosto não foi apenas um mês de forte queda nas vendas e produção de veículos, mas também de um agressivo corte nos postos de trabalho da indústria automobilística.
Balanço divulgado pela Anfavea, entidade que representa o setor, mostra que os fabricantes de veículos, junto com os de máquinas agrícolas, eliminaram 1,4 mil postos de trabalho no mês passado.
Isso eleva para 8,1 mil pessoas o número de demissões desde o início do ano, um choque comparável ao fechamento de quatro fábricas no país. Ao apresentar os números, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, disse que a maioria desses trabalhadores saíram em programas de demissões voluntárias ou devido à não renovação de contratos temporários. Ele também lembrou que as empresas estão adotando todas as ferramentas disponíveis para evitar demissões, como o afastamento temporário de metalúrgicos no regime conhecido como "layoff".
Moan, porém, defendeu a flexibilização no sistema de proteção ao emprego para momentos de crise como o atual.
A ocupação nas montadoras fechou agosto em 148,9 mil trabalhadores, no nível mais baixo em 27 meses. O fechamento de vagas neste ano equivale ao corte de 5% da mão de obra que as montadoras tinham em dezembro de 2013. Fora isso, outros 3,7 mil operários estão afastados da produção em esquema de "layoff".
Contudo, Moan lembrou que a ocupação na indústria automobilística segue acima dos níveis de maio de 2012, quando o setor fechou o pacto de manutenção do emprego com o governo para receber descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O executivo reconheceu que os resultados de agosto ficaram abaixo das expectativas. Manteve, porém, as projeções de recuperação do mercado até o fim do ano.
Segundo o balanço da Anfavea, a produção de veículos no país caiu 22,4% no mês passado, frente a igual período de 2013.
Postado por Oscar Andrades
http://mundodotrabalhoeprevidenciario.blogspot.com.br/
CAMOCIM INFORMADOS
Eu cara o Pt é tão honesto e os nome q mais rolaram na polícia federal foi Dilma e lula pelo o ex diretor da petrobras Kd as matérias pública aí cara q eu quero vez esse teu blog falando alguma coisa contra o Pt
ResponderExcluirPrimeiro você não vai ver neste meu Blog aqui nada falando contra o PT, pois não é um Blog Imparcial e sim Parcial, pois tem partido, cor e tendencia.
ResponderExcluirSegundo se você que ver algo contra o PT então compre as revistas VEJA, ISTOÉ, ÉPOCA, FOLHA e entre outras que fazem parte do Grupo Globo... Lá tem muitos assuntos do PT ai talvez você goze ao ver as noticias... Ou então é só sentar de frente a TV e ligar na Globo ou entra na Net e acessar o G1.
Pronto faz isso, lá tem o que vc procura blz.
Aqui só tem o que eu acho certo... E ver se toma coragem e deixa de lado esse negocio de Anônimo... pois é coisa de froxo.