sexta-feira, 7 de novembro de 2014

NACIONAL DESIGUALDADE ENTRE SALÁRIOS DO HOMEM E DA MULHER VEM CAINDO, DIZ MINISTRO

Desigualdade entre salários do homem e da mulher vem caindo, diz ministroO ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, disse, nesta sexta-feira (7), que apesar de a mulher receber salários menores que o dos homens, essa disparidade vem diminuindo. “No ano de 2013, as mulheres tiveram aumento real de salário, em torno de 3,95% acima do dos homens. Mas falta muito para que isso se transforme em igualdade real”, declarou.
Mulheres
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgada no final do mês passado, a população feminina recebe 68% da renda dos homens. O levantamento mostrou também que a mulher é mais escolarizada. Entre as trabalhadoras ocupadas, 19,2% têm nível superior, enquanto os homens somam 11,5%.
Em debate
O assunto – condições de trabalho das mulheres no Brasil – foi debatido durante o Seminário de Sociologia da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Saúde do Trabalho. Além do ministro, o evento teve participação da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci. No final do seminário, os pesquisadores e especialistas vão elaborar propostas que auxiliem na formulação das politicas públicas.
Emprego
Ao comentar sobre o papel das mulheres no mercado de trabalho, Manoel Dias explicou que o Brasil vive o seu melhor momento com o pleno emprego. Ele comparou a situação o país com a da Europa, onde mais de 100 milhões de pessoas estão desempregadas. No mundo, 800 milhões de trabalhadores estão sem emprego, resultado da crise de 2008.
Carteira
Em 2105, o governo deve implantar um cartão que substituirá a carteira convencional. “Neste cartão constarão todas as informações necessárias para o empregado buscar direitos e receber benefícios. O trabalhador terá seus dados num cartão que facilitará enormemente a vida”, explicou.
Com informações Agência Brasil / Política com K
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário