terça-feira, 18 de novembro de 2014

‘MINHA CASA, MINHA VIDA’ CONSTRÓI 16 APARTAMENTOS POR DIA NO CRATO

As obras de construção das unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida estão em ritmo acelerado no Crato. Ao todo, 1.578 residências serão construídas através de parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal. No Residencial Monsenhor Montenegro são construídas até 6 casas por dia. Já no Residencial Filemon Rodrigues, a meta é que até 10 residências sejam erguidas em 24h.

As unidades, que estão sendo construídas nobairro Barro Branco, têm investimentos que chegam a R$ 102 milhões. os dois conjuntos habitacionais beneficiarão famílias de baixa renda selecionadas pelo Ministério das Cidades, previamente cadastradas pelo setor social da Prefeitura de Crato.
As moradias possuem sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Cada unidade contará, ainda, com sistema de aquecimento solar e capacidade para ampliação do imóvel em até mais um cômodo. A área construída varia entre 43 m² e 53 m². Cada conjunto possuirá um sistema diferente em relação ao esgotamento sanitário das residências. No Residencial Monsenhor Montenegro, onde estão sendo construídas 596 unidades habitacionais, o esgotamento será realizado através de fossas sumidouros. Já no Residencial Filemon Rodrigues Lima Verde, aonde o número de casas chega a 982 unidades, será construída uma espécie de lagoa de tratamento, o que possibilitará o reuso da água após tratamento.

As 1.578 casas estão sendo erguidas através de método de construções de alvenaria em pré-moldados, conhecido como Olé. O método permite que a produção nos canteiros de obras seja mais rápida, sem que exista perda de qualidade nos serviços em andamento. Uma pequena“fábrica” de paredes foi instalada nos locais das obras para acelerar o processo de edificação das residências. Dentro do plano de mobilidade urbana, haverá uma interligação do conjunto, em sua via principal, com a Avenida do Contorno que está sendo construída em Juazeiro do Norte.

Conforme a subsecretária de Cidades do município de Crato, Luciana Vieira, os futuros beneficiários passaram por um processo de cadastramento realizado pelo setor social da pasta. Cerca de 2 mil cadastros foram encaminhados para o Ministério das Cidades, em Brasília, responsável pela seleção final dos beneficiários. As famílias que moram em áreas de risco ou que possuem mulheres chefes de família serão priorizadas na modalidade do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) que atende a famílias com renda de até R$ 1.395 mil, mesma modalidade efetivada em Crato.

“A Prefeitura realizou o cadastramento, bem como a pré-avaliação e, após este trabalho, fez o encaminhamento dos dossiês para o Ministério das Cidades. Nós estamos aguardando o recebimento da listagem de beneficiários para que, num segundo momento, estas pessoas sejam chamadas”, informou Luciana Vieira.
A construção dos dois conjuntos habitacionais, além de garantir moradia própria aos futuros beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida, responderá, ainda, pela construção de equipamentos importantes para o restante da população que reside no bairro onde as casas estão sendo erguidas. No local serão construídas áreas verdes, praças, posto de saúde, creche e ampliação da escola que atende os alunos do bairro.

“A obra garante uma série de outros benefícios que vão resultar na melhoria da condição de vidada população que já reside no bairro Barro Branco. Não é uma ação voltada a penas para garantir moradia digna à população carente. O surgimento destes dois conjuntos residenciais também acarreta melhorias nas áreas de saúde, educação, lazer e no social”, observou o secretário das Cidades, José Muniz.
O prefeito de Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, avaliou que a construção das moradias também obriga a Prefeitura a buscar uma solução para a falta de infraestrutura nas imediações da estátua de Nossa Senhora de Fátima, inaugurada no mês de junho deste ano. O monumento tem recebido caravanas de devotos com certa frequência.

“Não há como construirmos dois conjuntos habitacionais, ampliarmos a oferta de equipamentos que atendam a nossa população nos setores da saúde, educação, lazer e assistência social e não lutarmos pela melhoria de infraestrutura para que os fiéis de Nossa Senhora de Fátima possam se sentir acolhidos durante suas visitas ao monumento em louvor à santa. O projeto que trata dessa situação, inclusive, já foi encaminhado ao governo do Estado e esperamos que haja sensibilidade por parte do governo no sentido de que as ações no equipamento sejam realizadas”, disse o gestor.
Diário do Nordeste
iguatu.net
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário