sexta-feira, 21 de novembro de 2014

BANCOS TÊM QUE DISPONIBILIZAR ACESSO DO CONSUMIDOR A DADOS SOBRE SUA VIDA FINANCEIRA

Para facilitar o acesso do cidadão às informações pessoais e sigilosas sobre dívidas acima de R$ 1.000, incluindo as do cartão de crédito, e contas bancárias, o Banco Central (BC) instituiu o Extrato do Registro de Informações no Banco Central do Brasil (Sistema Registrado). A ferramenta permite, pela internet, que o cidadão conheça as informações sobre si contidas em cadastros administrados pelo BC.

A circular publicada ontem no Diário Oficial da União, obriga bancos que possuem carteira comercial que prestam serviços por meio da internet (internet banking) a disponibilizar em seus sites a validação de frase de segurança, fornecida pelo BC aos clientes dessas instituições.

Para começar, estarão disponíveis dados de dois sistemas do BC. O primeiro traz as informações cadastrais dos clientes nos bancos. É o Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) com informações sobre as contas bancárias. O segundo é o Sistema de Informações de Crédito (SCR), com tudo sobre os empréstimos e financiamentos dos integrantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) nos últimos cinco anos.

Fonte: O Povo
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário