sexta-feira, 7 de novembro de 2014

DILMA, A REGULAÇÃO DOS OLIGOPÓLIOS DE MÍDIA E AS MENINAS DO JÔ

Ontem Dilma Rousseff comprovou que sua melhor performance é nas entrevistas coletivas e/ou conversas informais. Sobressai, ai, a prosa inteligente, espirituosa e os raciocínios claros - em contraposição aos debates, onde a tensão por vezes atrapalha a explanação das ideias.
Dois aspectos da coletiva de ontem.


O primeiro, a economia e a questão fiscal.
Nos jornais de hoje, alguns articulistas alegam que Dilma passou a tomar medidas de ajuste que negara na campanha. Não é verdade. Na campanha, a discussão foi entre medidas draconianas (propostas por Eduardo Gianetti, pela Marina, e Arminio Fraga, por Aécio) e ajuste gradual (defendido por Dilma). O reajuste moderado dos combustíveis - ajudado em parte pela queda dos preços internacionais de petróleo - é ajuste gradual. Na entrevista, Dilma reafirmou seu compromisso com o gradualismo.


O segundo ponto, foi a questão da regulação econômica da mídia.
A segurança com que entrou no tema, a explicitação das diferenças entre ajuste econômico e controle de conteúdo, marca uma nova etapa do tema. E mostra uma presidente afirmativa como não se viu no primeiro governo, sem receio de arrostar os tabus.


Aliás, foi certeira ao ironizar a composição "bolivariana" do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), fórum que junta desde lideranças de movimentos sociais a banqueiros.
O caso da mídia
Ontem coloquei no Blog um vídeo surpreendente do último programa de Jô Soares e suas "meninas". Infelizmente não entrou o som.
Conforme expliquei na série "O caso de Veja", em 2006, Jô foi o primeiro comunicador a perceber a nova onda do mercado de opinião, de explorar a suposta superioridade social e intelectual da classe média internacionalizada contra os "cucarachos".


Explorou pioneiramente o tema, foi seguido por Arnaldo Jabor, depois abriram-se as porteiras e o terreiro foi invadido por pitbulls de todos os tamanhos.
No programa, as "meninas" começaram a explorar o preconceito, seguindo a receita habitual, quando foram interrompidas por Jô, com palavras sensatas. Falou do ridículo de comparar o Brasil com a Bolívia, do ridículo de julgar que no atual estágio de desenvolvimento poder ser controlado por um regime chavista.


A posição de Jô surpreendeu suas "meninas". Com olhar atilado dos grandes pensadores, uma delas soltou essa pérola: "Será mesmo, Jô? Deus te ouça". Em seguida, uma crítica acerba ao PSDB, pelo fato de muitos de seus integrantes terem avalizado os manifestos da ultra-direita.
Quando se pensava que Jô já encerrara a aula, veio a segunda lição, mais surpreendente ainda: uma defesa eloquente de Evo Morales. Disse que Morales é um índio que fez muito por seu povo e acabou atacado por uma elite insensível.


Pode ter sido apenas um pequeno clarão no padrão Globo de show bizz. Ou não.

Por 
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário