terça-feira, 4 de novembro de 2014

CEARÁ CID GOMES DEFENDE CRIAÇÃO DE FRENTE CONTRA “CHANTAGENS”

Cid Gomes defende criação de frente contra "chantagens". A ideia é dar tranquilidade ao governo Dilma. Foto: DivulgaçãoO governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), articula a criação de uma frente alinhada com os partidos mais voltados à esquerda na expectativa de atenuar as chantagens que o governo federal vem sofrendo.
Após encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT), Gomes disse que é fundamental que a petista possa ter, além do PT, dois partidos ou frentes fortes que possam ajudá-la na governabilidade.
Justificativa
“Penso que esse movimento, de ter uma frente ou um partido de centro para além do PMDB e um partido ou frente à esquerda, ajuda na governabilidade e reduz o espaço da pressão que muitas vezes beira até a chantagem”, explicou.
Seguidores
A sugestão do governador é seguir a ideia do presidente PSD, Gilberto Kassab, que tem conduzido a criação do Partido Liberal, composto de um grupo mais alinhado com a direita para integrar a base do governo.
Proposta
No caso de Cid, a proposta inclui atrair governadores de partidos como PDT, PCdoB e insatisfeitos de legendas como PSB e até PSol. “A criação de uma frente na Câmara tem que ser discutida para que a gente aprimore e veja a melhor estratégia. O melhor, para mim, seria, inicialmente, compor a frente e que ela possa evoluir, na sequência, a um partido novo. Um partido que resulte da fusão de alguns partidos”, disse o governador do Ceará.
Representação no Congresso
Para ter peso político, o ideal, segundo o governador, é que a frente tenha pelo menos 10% dos deputados da Câmara e também tenha atuação no Senado. Na semana passada, o Planalto teve a primeira derrota no Congresso com a aprovação de um decreto legislativo que derrubou a proposta do governo que regulava os conselhos populares.
Reforma ministerial
Cotado para assumir o comando do Ministério da Educação (MEC), o governador evitou falar sobre a possibilidade de fazer parte da nova composição da Esplanada no ano que vem. Cid voltou a frisar que seu plano é integrar a consultoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 Com informações do Diário de Pernambuco

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário