terça-feira, 11 de novembro de 2014

AMAZONAS É O ESTADO ONDE MAIS CRESCEU CASOS DE ESTUPRO CONSUMADOS E TENTADOS, APONTA ANUÁRIO

De 2012 para 2013, número saltou de 1.031 para 1.433 atos consumados, segundo Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Estado também tem maior número de tentativas de estupro. Ao todo, Brasil registrou mais de 50 mil ocorrências


Casos registrados apresentou aumento de 38,9%
Foto  (Evandro Seixas)
O Amazonas é o Estado brasileiro com maior crescimento no número de estupros consumados em todo o País. As informações foram divulgadas no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2014, relatório que oferece um panorama sobre dados da criminalidade no Brasil - e que apontou, ainda, que o Estado é campeão em roubo a carros e na falta de confiança na polícia.
De acordo com o relatório, o Amazonas figura no topo do ranking entre os 26 Estados e o Distrito Federal que tiveram os dados informados. Em 2012, os registros apontaram 1.031 ocorrências de estupros. Já, em 2013 o valor chegou a 1.433, apresentando 38,9% de aumento.
Logo em seguida na lista estão Pará, Maranhão e Bahia. No caso do Estado-vizinho Pará, o número de ocorrências saltou de 2.393 para 3.015 entre os dois anos analisados, porém o aumento da porcentagem fica em 25,9%, o colocando em segundo no ranking e fechando o topo da lista com a Região Norte.
Em relação à taxa por habitantes, o Amazonas perde para o Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Mato Grosso e Pará, que variaram de 37,7 a 48,7 casos por 100 mil pessoas em 2013. Neste item, o Amazonas registrou 37,5 ocorrências no mesmo período.
Ocorrências registradas
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública esclarece que os dados correspondem ao volume de ocorrências policiais registradas e não necessariamente indicam o número de vítimas envolvidas. O documento também informa que “a Lei Federal 12.015/2009 altera a conceituação de ‘estupro’, passando a incluir, além da conjunção carnal, os ‘atos libidinosos’ e ‘atentados violentos ao pudor’”.
Em todo o País, 50.320 pessoas foram vítimas do crime de estupro. Em 2012, o valor registrado foi de 50.224, conforme divulgou o relatório. “Segundo pesquisas internacionais, 35% das vítimas costumam relatar o ocorrido à polícia, porém é possível que o Brasil tenha convivido com mais de 143 mil estupros”, informa o texto.
As informações contidas no Anuário foram obtidas por meio de dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério Justiça e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Tentativas
Além de ser o primeiro Estado no ranking de casos confirmados, o Amazonas também está na primeira colocação no que diz respeito à tentativa de estupro, ou como esclarece o anuário, “tentativa de atentado violento ao pudor”. Ainda segundo o relatório, números absolutos apresentam um acréscimo de 121 casos de 2012 para 2013, com taxa de 11,9 por 100 mil habitantes.
A reportagem solicitou resposta da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) sobre o aumento do crime. O órgão deve se pronunciar a respeito do assunto ainda nesta terça-feira (11).
http://acritica.uol.com.br
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário