O maior volume de chuva foi registrado no município de Farias Brito, com 182 milímetros. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos disse que "pode ter havido razoável recarga nos pequenos açudes"
Nem só de aperreio vive o cearense em dia de chuva. Na Região do Cariri, o município de Farias Brito (a 481 quilômetros de Fortaleza), teve o maior volume de chuva em todo o Estado até agora. Ontem foram 182 milímetros em uma cidade onde a falta de água é preocupante.
As precipitações foram mais generosas em duas localidades: Cariutaba e Barreiro do Jorge. “Choveu na hora certa, estávamos com a corda no pescoço”, comenta o coordenador municipal da Defesa Civil, João Frutuoso. O órgão não registrou transtornos no município.
O abastecimento da população, que depende das águas do rio Cariús, deve ganhar reforço com as chuvas de ontem, segundo o coordenador. A recarga do rio ajuda, mas a cidade ainda precisa do reforço de carros-pipa para a zona rural. Segundo Frutuoso, são três veículos que atualmente levam água pela Prefeitura. Outros três carros da Defesa Civil do Estado não rodam no município desde o dia 11 de dezembro, informa o coordenador.
Em nota, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos disse que “pode ter havido razoável recarga nos pequenos açudes das regiões atingidas pelas chuvas nesta terça-feira. Entretanto, para que haja um acúmulo satisfatório nos médios e grandes reservatórios, seria necessária uma sequência de dias com precipitações intensas”. A previsão da Funceme ainda é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média entre os meses de fevereiro e abril.
Seca
O deputado João Jaime (DEM), presidente da Comissão Especial da Seca da Assembleia Legislativa, voltou a afirmar ontem que o Governo do Estado não tem “um plano de emergência verdadeiro” para atenuar os efeitos da seca sobre a população cearense. De novo ele denunciou que há 60 dias os “pipeiros” estão parados por falta de pagamento, e só 10 municípios cearenses estão recebendo água de carros-pipa.
“É inadmissível. A Defesa Civil diz que não tem dinheiro. Por que os carros não são pagos?”, disse Jaime, segundo quem o governador Cid Gomes (Pros) “precisa puxar o problema para si”. De acordo com Jaime, os carros-pipa deixaram de abastecer Acarape, Caririaçu, Alcântaras, Aracoiaba Granjeiro Ararendá, Baturité, Potengi, Coreaú,Chorozinho, Várzea Alegre, Graça, Ererê, Ipaporanga, Guaiuba, Iporanga, Maranguape, Pires Ferreira, Pindoretama, São Benedito, Pacajus, Senador Sá, Quixeré, Santana do Acaraú e Varjota.
Dez municípios com maiores volumes de chuva
1. Farias Brito – 182 mm
2. Jaguaretama – 82,4 mm
3. Pacatuba – 75 mm
4. Guaiuba – 65 mm
5. Lavras da Mangabeira – 65 mm
6. Itaitinga – 59 mm
7. Maracanaú – 59 mm
8. Crato – 58 mm
9. Várzea Alegre – 56,7 mm
10. Granjeiro - 53 mm
FONTE: Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
CAMOCIM INFORMADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário